fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Direto da AMIRT
  • Governo de Minas lança a temporada 2023 da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

Governo de Minas lança a temporada 2023 da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

Image

Em agosto, 28 municípios participam do projeto, integrando 40 equipamentos culturais

Em sua segunda edição, a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas trará novidades para o público. O projeto, a partir desta quinta-feira (10), acontecerá mensalmente, na segunda quinta-feira do mês, promovendo uma programação continuada em Belo Horizonte e em diversos municípios mineiros. Em agosto, por exemplo, estão confirmadas 28 cidades, dentre elas: Águas Formosas, Contagem, Cordisburgo, Ipatinga, Itabira, Juiz de Fora, Ouro Preto, Pirapora, Uberlândia e Varginha.

O lançamento da temporada 2023 aconteceu, nesta quarta-feira (9), no Museu Mineiro. Na ocasião, foi realizado um sarau com participação de Márcia Clementino Nunes, sendo coautora do livro “História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha” e filha da empresária, professora, cozinheira e também escritora Dona Lucina (1932-2019), do poeta cordelista Paulinho Ferreira e de Leane Freire, cidadã honorária do Serro, e reconhecida pela arte de declamar poemas.

A iniciativa é uma ação do Governo de Minas, com realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (DIMUS).

A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é um convite para que bibliotecas públicas e comunitárias e museus públicos e privados de todo o Estado de Minas Gerais ampliem o horário de funcionamento uma vez por mês, oferecendo ao público, no período noturno, a oportunidade de participar de exposições, saraus literários, clubes de leitura, encontros com escritores/as, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, performances artísticas, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, realização de empréstimo de livros, dentre outras atrações.

Nesta segunda edição do evento, foram cadastradas 42 atividades, que serão realizadas em 40 equipamentos culturais situados em doze das treze regiões do estado de Minas Gerais. As ações serão realizadas entre 18h e 22h.

Em Belo Horizonte, participam diversos espaços do Circuito Liberdade. A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, por exemplo, promoverá, a partir das 18h, no Anexo Professor Francisco Iglésias, um bate-papo centrado no universo dos quadrinhos, com mediação de Afonso Estevan de Andrade e Eliani Gladyr da Silva. Haverá também uma montagem coletiva de quebra-cabeça tridimensional do mapa de Westeros, de “Game of Thrones”. Já no Prédio Luiz de Bessa será realizada a palestra Sempre Um Papo – Mutações: “Duas cartas de amor na era da ética”, com o professor de filosofia na PUC-Rio e editor da revista “O que nos faz pensar”, Pedro Duarte.

Paralelamente, no Museu Mineiro, a partir das 19h, o público poderá participar de uma visita mediada à mostra de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”.

Interior

Em Cordisburgo, o Museu Casa Guimarães Rosa, a partir das 18h, sediará a oficina de isogravura, que tem o objetivo de trabalhar a técnica de impressão em papel. A atividade abordará o Patrimônio Cultural de Cordisburgo com mediação de Yan Heyder e Ronaldo Alves.

No Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, os diálogos entre as artes visuais e a arquitetura serão trabalhados na oficina “Guignard e Poesia”, a partir das 19h. A atividade tem como finalidade a expansão dos sentidos patrimoniais sobre a cidade de Ouro Preto, a partir da relação dos participantes com o patrimônio, em uma analogia da relação de Guignard com sua cidade amor-inspiração.

Em Pirapora, a Biblioteca Comunitária Tamboril, a partir das 19h, oferecerá um workshop de contação de histórias. No evento, os contadores compartilharão suas experiências, na prática da Contação de Histórias, destacando o papel auxiliar da contação de histórias para o incentivo à leitura. O encontro terá mediação de Rafael Oliveira e Jean Matheus.

Foto: Léo Bicalho

O post Governo de Minas lança a temporada 2023 da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT